Translate

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Correção, uma benção que poucos desejam

PARA REFLETIR


Rev. Paulo R. Fontes - Igrja Presbiteriana Ebenézer SP


Alguém já disse que a correção é como uma faca afiada. É necessária e muito útil. Mas não deveria estar nas mãos de qualquer um. Aqueles que não sabem manejar a faca afiada da correção podem ferir tanto a si mesmos quanto aos outros. Mas, por outro lado, o problema da correção pode estar também em quem a recebe. Às vezes o problema não está em quem corrige, mas naquele que é corrigido. Por causa da nossa condição de pecado nós somos todos muito orgulhosos. A correção fere o nosso orgulho. Nós não gostamos de ser corrigidos. Todavia precisamos aprender a receber correção.

Provérbios 9.7 – 12 diz: “O que repreende o escarnecedor traz afronta sobre si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência. O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão. Se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás”

Notemos o que diz o texto citado: “O que repreende o escarnecedor traz afronta sobre si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça” Quando você corrige o escarnecedor a tolice e a perversão dele se revelam. Ele fica com raiva de você. Ele passa a ver você como um inimigo. Todavia, se você corrige uma pessoa sábia veja o que acontece: “repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência” (Provérbios 9.8 e 9) Assim ao receber correção, você pode reagir de duas maneiras diferentes: como um tolo ou como um sábio.

E o que explica respostas tão diferentes à correção? A referida passagem bíblica diz que é o temor de Senhor e o conhecimento de Deus que fazem a diferença entre o sábio e o tolo. Vejam o que diz o texto ainda: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”(Provérbios 9.10) Para ser sábio, você precisa primeiro temer a Deus. E se você conhece de fato o Deus que é Santo, então você tem uma correta compreensão das coisas. Você sabe que por trás da correção está o próprio Deus que é Santo. Você verá a pessoa que o corrige como um instrumento do Deus que ama você.

Finalmente esta passagem diz que aprender a responder corretamente à correção é bom para você. Se você não aprender será prejudicial para você mesmo. Provérbios 9.12 diz: “Se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás” Se você for sábio ao responder correção vai se tornar mais sábio ainda, vai crescer em prudência. Mas se for escarnecedor o prejuízo é somente seu e não daquele que o corrigiu.

Como é que você recebe correção? Como é que você reage quando é corrigido por alguém? O modo como você recebe a correção vai revelar o seu coração. Vai mostrar se você é um sábio ou um tolo. Se você conhece e teme a Deus ou não.



PARA LER


A Ilíada (em grego antigo: Ἰλιάς, AFI: [iːliás]; em grego moderno: Ιλιάδα) é um poema épico grego que narra os acontecimentos ocorridos no período de pouco mais de 50 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Troia e cuja génese radica na cólera (μῆνις, mênis), de Aquiles. O título da obra deriva de um outro nome grego para Troia, Ílion.
A Ilíada e a Odisseia são atribuídas a Homero, que julga ter vivido por volta do século VIII a.C, na Jônia (lugar que hoje é uma região da Turquia), e constituem os mais antigos documentos literários gregos (e ocidentais) que chegaram nos nossos dias. Ainda hoje, contudo, se discute a sua autoria, a existência real de Homero, e se estas duas obras teriam sido compostas pela mesma pessoa.
Fonte: wikipédia

*Ficadica
"God bless you!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário