Pr. Abe Huber
TEXTO: DEUTERONÔMIO 30:15-20
Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas; Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.
PONHA EM DISCUSSÃO
1. Pelo texto acima, compreendemos que Deus deu ao homem o poder de escolha, o livre-arbítrio. Deus tem uma vontade divina, mas ela não vai acontecer automaticamente. O que devemos fazer para receber a Sua perfeita vontade?
Sugestão de resposta
- Não tomar decisões sem orar.
- Buscar a vontade de Deus e a direção do Espírito Santo.
- Existem pessoas que tomam direções CONTRÁRIAS à Palavra de Deus, e, quando tudo dá errado, ainda colocam a culpa em Deus. Não devemos ser assim. Devemos ouvir a voz de Deus. Isaías 1.19-20
2. O que acontece quando decidimos fazer a vontade de Deus acima da nossa vontade?
Sugestão de resposta
- Tornamo-nos imitadores de Jesus, que disse: “Não seja feita a minha vontade, mas a Tua”.
- Deus lutará por nós, assim como na vida de Josué, que decidiu manter sua aliança em obediência ao Senhor.
- Quando honramos nossas alianças, Deus fica do nosso lado!
3. O pastor citou na mensagem o texto de Atos 24.24-25, onde Paulo pregou a Justiça, o Domínio Próprio e o Juízo Eterno. Comentem sobre estas três doutrinas cristãs.
- Justiça – Isaías 53.11; 2 Coríntios 5.21
- Por meio de Jesus, que nos libertou do pecado, podemos entrar na presença de Deus sem nenhum sentimento de medo ou culpa.
- Domínio Próprio
- Domínio próprio para dizer não para o pecado. Pra fazer o que é certo. Daniel 3.16-18
- Caim foi avisado por Deus para dominar o pecado mas ele decidiu fazer o errado. Gênesis 4.6-7
- É nossa responsabilidade de se dominar e controlar!!!
- Muitas vezes o diabo tem as costas largas.
- Juízo Eterno – Fala de consequências | Mateus 7.21-23; Eclesiastes 11.9-10
- Cada um receba de acordo com as obras praticadas... 2 Coríntios 5.10
- Todas as coisas estão descobertas. Hebreus 4.13
- Sempre terá conseqüências. 1 Timóteo 5.24
PARA LER
"Em seus passos o que faria Jesus?" de Charles Sheldon é um livro atemporal e maravilhoso, que conta a história de uma comunidade cristã que traz ao lugar onde viviam um enorme impacto após começarem a tomar decisões que possivelmente seriam as que Cristo tomaria. Li e me apaixonei.
*ficadica
"God bless you!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário